TI Verde
O casamento entre inovação tecnológica e sustentabilidade ainda é uma aspiração para os ambientalistas. A evolução da tecnologia, aliada à preservação do meio ambiente, já apresenta alguns avanços. Em pequena escala, é verdade, mas certas ações ecologicamente viáveis merecem destaque em um cenário que ainda está em desenvolvimento.
TI Sustentável: conceito, soluções
A partir do surgimento de recursos de computação as empresas optaram pelo uso desses recursos para facilitar o cotidiano na execução de processos administrativos, serviços ofertados e desenvolvimento econômico. Além das empresas, instituições públicas e de pesquisa embarcaram no uso por auxiliar seus processos e serviços administrativos e possibilitar o avanço científico. Com isto embarcamos na Tecnologia da Informação (TI) que antes considerada uma obrigação agora considerada uma estratégia para desenvolvimento. Esta mesma Tecnologia de Informação um fusão com a Tecnologia de Comunicação acarretou uma das mais transparentes mudanças no que diz respeito aos processos administrativos, a virtualização da informação. Com isto as empresas, instituições públicas e de pesquisa economizam em todos os recursos que antes eram utilizados para execução dos seus processos através de e-mail eletrônico, Certificação Digital, Mídias de Informação, Internet e etc. O que antes era necessário de horas de trabalho, papéis e pessoas, agora pode ser executado por uma única pessoa, em pouco tempo e consumo de recursos.

Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável consiste em manter o desenvolvimento econômico e social reduzindo por completo ou em parte danos causados ao meio ambiente consequente do desenvolvimento, mantendo uma cultura sustentável no ambiente e por último a promoção do crescimento econômico. A WDR (2003) mostra que as atuais demandas dos consumidores incidem temas como a sustentabilidade no uso de recursos naturais, recuperação de áreas degradadas, bem como a diminuição no uso de poluentes e na geração de resíduos. Segundo o relatório Brundtland, conhecido como “Nosso Futuro Comum” emitido pela ONU o “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades” (WCED, 1987). Para Hart (1995) o desenvolvimento sustentável esta relacionado com o crescimento sem prejuízos aos recursos naturais utilizados, onde a preocupação com os fatores ambientais são prioridade. Segundo pesquisas da CIO (2008) a preocupação com a sustentabilidade faz parte da maioria das empresas e seus gestores.